sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cervejas Artesanais: qualidade é o diferencial da bebida

Fabricação que alia sabor e charme ainda é produzida em pequena escala




Que o gaúcho é apaixonado por cerveja, isso todo mundo sabe. A forte colonização germânica explica essa relação. Mas é o sabor diferenciado das cervejas artesanais que tem atraído a atenção do público. Conhecidas pela fabricação caseira, são consideradas artesanais pelo cuidado dedicado à produção que vai desde ingredientes básicos, passando pelo modo de preparo, até chegar aos conservantes naturais.

A Abadessa, fundada em 2005 por Herbert Schumacher, é um exemplo de cerveja artesanal de sucesso. Schumacher, também criador das marcas Helles Premium, Slava Pils e Emigrator Bock, ajudou a introduzir no Estado o gosto pela cultura cervejeira alemã. Localizada em Pareci Novo, a fábrica oferece hoje aos clientes, além de cervejas e chopes, um grande acervo com copos e canecos importados. Por R$ 10, quem visita o local pode não só experimentar sabores, aromas e texturas diferentes como também levar para casa uma caneca de chope.

Outra marca de cerveja artesanal que vem conquistando o público é a Coruja. De fabricação 100% artesanal, o chope, que é produzido na cidade de Teutônia desde 2004, não leva conservantes, o que garante à bebida além de um sabor especial, um aroma marcante. Considerado o melhor chope da capital leva na composição três vezes mais malte do que as feitas em larga escala e tem validade de trinta dias para ser consumida.

Apesar de serem produzidas em pequenas quantidades e dependerem da sazonalidade, a procura por este tipo de especialidade tem se tornado comum em bares de Porto Alegre. Alguns locais já começam inclusive a se destacar com marcas próprias como é o caso da cerveja do Dado Bier vendida há alguns anos nos supermercados. Mas esse aumento na procura pela bebida também faz os apreciadores desconfiarem de um futuro próximo sem a mesma qualidade. Uma alternativa para contornar a situação é aprender a fabricar a própria bebida em casa. Na Capital, a Escola de Gastronomia Aires Scavone oferece o curso.

0 comentários:

Postar um comentário