sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Saiba que comidas vão bem com cervejas diferentes

Saiba que comidas vão bem com cervejas diferentes

Saiba que comidinhas vão bem com cervejas diferentes 
Quem gosta de cerveja já deve ter percebido que os supermercados estão abarrotados de marcas diferentes daquelas tradicionais, com as quais se costuma lotar o carrinho em dias de churrasco.

O mesmo acontece nos bares. Muitos já começaram a vender bebidas consideradas especiais, devido ao seu processo de produção - algumas até feitas artesanalmente. São marcas importadas e nacionais.

Álvaro Aoas, um dos sócios do Bar Brahma, aposta na venda desses produtos.

- Quem sai de casa está à procura de novas experiências, como degustar bebidas que utilizam café, mel ou chocolate em sua fabricação. Essa é a tendência para 2011.

A professora Heloisa Rodrigues, coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, também acredita que o interesse por cervejas diferentes aumentará em 2011.

- Apostamos nas cervejas de vários tipos e origens que, no ano passado, já foram muito exploradas, mas sobre as quais há muito ainda para se conhecer. A possibilidade da harmonização dessas bebidas com as comidas e a formação dos beer sommeliers também devem crescer no interesse geral.

E não precisa virar um sommelier de cervejas para aprender sobre as combinações e muito menos gastar rios de dinheiro com marcas importadas.

Renan Espinoza, especialista no assunto e dono de uma cervejaria artesanal, diz que o ideal, já que elas costumam ter preço elevado no comércio nacional, é comprar aos poucos uma garrafa por vez, durante as idas ao supermercado.

Para o churrasco com os amigos, é possível comprar uma caixa de cervejas comum e somente algumas mais caras para degustar durante o evento.

- O interessante é tomá-las logo no início. Se a pessoa já tiver bebido, a dica é comer um pedaço de miolo de pão para limpar o paladar e, depois, degustar a cerveja especial, para poder fazer uma boa comparação.

E não são apenas as importadas que fazem sucesso. David Figueira, presidente da Acerva Paulista (Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulista), afirma que o Brasil possui diversas cervejas fabricadas em escala bem reduzida de volume, ou seja, edições que chegam a ser limitadas. Algumas premiadas internacionalmente.

- Hoje é possível encontrar uma variedade de boas cervejas em qualquer supermercado. As do tipo pilsen ainda são as mais comercializadas, mas encontramos outras com facilidade, como a cerveja de trigo, que vai bem com peixes e frango.

Para não errar na hora da combinação, Espinoza explica que comidas mais pesadas vão bem com cervejas mais alcoólicas, mais amargas ou mais encorpadas. Já os pratos leves, como peixes e frutos do mar, acabam pedindo uma opção mais leve, como as bebidas de trigo, conhecidas como weissbier.

- Em um churrasco, o mais aconselhável é acompanhar a carne vermelha, salgada, assada ou grelhada com uma cerveja mais escura, mais amarga. Entre os tipos, estão a india pale ale, que é bem forte, a red ale e a rauchbier (cerveja feita com malte defumado).

Mas se a ideia for acompanhar a macarronada de domingo, a dica será harmonizar a bebida com o tipo de molho. Menos encorpadas com molhos mais leves, e, para os vermelhos ou picantes, cervejas escuras e amargas.

Saiba combinar cerveja com sobremesa

Existem cervejas, chamadas stout e porter, que combinam muito bem com chocolate. Segundo Espinoza, elas lembram o sabor de café e de caramelo, por causa do método de torrefação do malte.

O presidente da Acerva Paulista afirma que algumas dessas bebidas casam muito bem com pratos doces.

- Uma combinação que pode parecer estranha, mas que funciona, é cerveja com sobremesa. A bebida do tipo porter vai muito bem com petit-gâteau, sorvete de chocolate ou tiramisu.

Espinoza lembra que gosto é gosto. Nada impede que um mesmo prato seja saboreado com mais de um tipo de cerveja, para ver qual combina melhor com aquela comida.

0 comentários:

Postar um comentário